currículo

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O valor da amizade

Vivemos em uma época onde as pessoas cada dia mais se fecham para os vínculos afetivos. Amigos? Muuuuitos amigos virtuais...Algumas pessoas até te adicionam numa rede social porém, na maioria das vezes, parece que competindo para ver “quem tem mais amigos”...

Há alguns dias, li que as redes sociais são uma promessa de muitos laços afetivos. Porém com a mesma facilidade que nos ligamos a alguém no mundo virtual, esse laço pode ser rompido. As vezes, um “amigo virtual” passa do seu lado e sequer esboça um sorriso ou lhe dirige a palavra... Estranho, não?

Vizinhos? Nem sei quem são, seus nomes... Não porque eu não queira conhecê-los, mas porque cada um fecha sua porta de entrada e “se tranca” em seu mundo particular... Isso acontece também com você? Parece que as pessoas ficaram com medo de demonstrar seus sentimentos, de criar vínculos reais!

Eu não tenho nenhum receio de demonstrar meus sentimentos pelas pessoas de meu convívio diário... Isso muitas vezes é um problema, pois algumas delas não entendem o meu jeito “beijoqueiro”: uma maneira carinhosa de cumprimento que aprendi desde criança, e que não tem nada de “político” ou de “promoção pessoal”... Sou assim e pronto!

Estabeleço vínculos afetivos facilmente, porém estreitá-los, percebo que é mais complicado. A maioria das pessoas parece que criou uma espécie de "escudo invisível"...

O pior é quando confundimos amigos com colegas, o que muitas vezes gera frustração e decepção. Os colegas convivem com a gente, mas não tem apreço, consideração, carinho... Podem até saber coisas de nossa vida pela proximidade, pela convivência, mas não tem afinidade para compartilhar nossas alegrias e tristezas. São aquelas pessoas que muitas vezes se afastam quando estamos com problemas e procuram alguém mais “divertido” para dividir o tempo...

Amigo de verdade, fica ao nosso lado, mesmo se não tiver nada pra falar... Apenas quer que saibamos que ele está ali, pra nos dar forças...

Amigo de verdade, nos apoia e até mesmo chora conosco em nossos momentos de aflição.

Amigo de verdade, se importa, acredita e confia, mesmo quando em algum momento ou situação todos os indícios apontarem para que ele desacredite em nossa palavra.

Amigo conhece o nosso caráter e entende os motivos que nos levam a tomar alguma decisão.

Tem aquele amigo, que até mesmo a quilômetros de distância, consegue sentir que precisamos dele...e nos diz aquilo que precisamos ouvir!

Amigo é cúmplice, companheiro de todas as horas... Amigo é alguém que te acompanhará a vida inteira!

Que bom que tenho amigos...poucos, se for medir pelo nível de amigos de uma rede social...Mas tenho certeza que são meus verdadeiros amigos!

6 comentários:

  1. Sabia q vc foi minha primeira amiga qdo me mudei p Ivaiporâ ??? Isso já faaazzz... esquece o tempo, não espalha, senão vão pensar q já estamos coroas...rsrs
    O q me cativou em vc foi realmente esse seu jeito verdadeiro, amigo, cumplice (até nos vinhos da beira da calçada...rs)... sem contar como era chorooona...nossa amiga bebezão !!!
    Amigas para sempre... amo você !!!
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Solange! Continuo a mesma...e ainda chorona, rsrsrsrs
    Você é uma das amizades que levarei pela "vida inteira"...
    Também te amo!!!

    ResponderExcluir
  3. Chorona por chorona... acho que nessa eu "ganho" de vc.... hehehe! E por falar em chorona, me deu uma vontade de chorar enquanto lia o seu texto! Tbm me sinto assim. Acho que aquele quadro de Münch - "O Grito" - ilustra o que vc diz: muitas pessoas em nossa volta, porém, ninguém nem nos escuta! Os vizinhos, os colegas, e todos os que estão à nossa volta e não nos veem... nem escutam!

    ResponderExcluir
  4. Às vezes, algumas circunstâncias, a influência/interferência de outras pessoas, o meio em que vivemos, nos leva a duvidar da amizade que temos por alguém e do valor que julgamos ter para essa pessoa, "AMIGO (A)".
    Da minha parte, tenha certeza de que jamais vou trair um amigo fiel, pois amigos fiéis são como irmãos: nós os escolhemos e, reciprocamente, por eles somos escolhidos!
    E você é a irmã que eu escolhi. Espero que seja pra sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, Zélia!
    Amigas "forever", lembra????
    Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença...por todos os dias de minha vida! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Seu texto é muito verdadeiro e eu sinto tudo isso também.Sou chorona e gosto de demonstrar amizade, mas as vezes alguns confundem isso.Foi um grande prazer conhecer vc pessoalmente.bjs!!!!!

    ResponderExcluir